Como se transforma vento em energia?
O vento faz girar as pás do gerador eólico. O aparelho é chamado de gerador ou turbina e não moinho porque este ultimo era usado para moer. Já os mais recentes usam-se para gerar energia eléctrica. São feitos grandes parques eólicos com dezenas ou centenas de geradores que produzem um zumbido caracteristico.
A conversão em energia é feita através da rotação das pás que ligadas a um gerador, produzem a electricidade. Se o vento for forte, existe um mecanismo que actua como travão e impede que as pás girem demasiado depressa, evitando eventuais danos.
Quando efectivamente não há vento, outro tipo de energias terão de ser utilizadas para gerar electricidade.
Para um gerador eólico trabalhar de forma eficiente, o vento precisa atingir velocidades entre os 18 e os 21 km/h. Só a estas velocidades o vento tem força para conseguir girar as pás para gerar energia. Cada turbina gera entre 50 e 300 kilowatts de electricidade. Com um gerador eólico pode acender-se 3000 lâmpadas de 100 watts cafa, o que são muitas lâmpadas.
Energia do Vento
Uns estimados 1% a 3% da energia solar que chega à Terra é convertida em energia do vento. Isto é 50 a 100 vezes mais energia do que a convertida em biomassa por todas as plantas na Terra pela fotosíntese.
A maior parte desta energia eólica encontra-se a grandes altitudes, onde os ventos atingem uns constantes 160 km/h. Eventualmente, esta energia do vento é convertida em calor, através de fricção, pela Terra e atmosfera.